sábado, 26 de fevereiro de 2011

Lista de química


EXERCÍCIOS

1-  Classifique os fenômenos em físicos ou químicos:

a)   Secagem de uma roupa pendura no varal :_________________________________
b)  Desaparecimento de bolinhas de naftalina colocadas em armários:____________________
c)   produção do álcool a partir da cana-de-açúcar:________________________
d)  produção do suco de tomate:__________________________
e)   produção do vinho a partir das uva:__________________________
f)   queima de um fósforo:__________________________
g)  batida de carros:__________________________
h)  produção da gasolina a partir do petróleo:__________________________
i)    queima da gasolina:_________________________
j)    produção de plásticos a partir do petróleo:_________________________
k)  enferruja mento de um prego: ______________________________
l)    fabricação de fios de cobre a partir de uma barra de cobre:____________________
m) fotossíntese realizadas pelas plantas__________________________
n)  fabricação da coalhada a partir do leite:____________________________
o)  decomposição da luz solar por um prisma:_________________________
p)  açúcar ou sal de cozinha “desaparecem” quando colocados e agitados em pequena quantidade em determinado volume de água:___________________________
q)  quando estamos com azia, geralmente tomamos sal de frutas dissolvido em água;_________________
r)    queda da neve:__________________________



2-  Coloque (V) ou (F)
(         ) Os sólidos apresentam valor de energia cinética das partículas maior do que os líquidos.
(         ) Os líquidos apresentam forma definida, pois os copos são todos iguais.
(         ) As forças de atração entre as partículas de um sólido são bastante grandes.
(        ) Se você tem um copo aberto (cheio de ar) dentro de uma sala, o volume ocupado pelo ar dentro do copo é igual ao volume do copo.
(         ) Os líquidos, como os sólidos, apresentam volume definido.
(         ) A forma de um sólido depende do recipiente que o contém.
(         ) Os gases, como os líquidos, apresentam volume definido.

4-  Dada a tabela abaixo:

Substância
Ponto de fusão (ºC)
(medido a 1 atm)
Ponto de ebulição (ºC)
(medido a 1 atm)
1. éter etílico
-116
34
2. clorofórmio
-63
61
3. ciclobutano
-127
-31
4. fenol
43
183
5. platina
1.728
3.825
6. cloro
-102
-34
7. mercúrio
-39
357
8. oxigênio
-219
-183
9. iodo
114
184
10. enxofre
115
445

Qual o estado físico (sólido, líquido ou gasoso) dessas substâncias à:


Temperatura ambiente (20ºC)
Temperatura do Deserto Saara (50ºC)
1.


2.


3.


4.


5.


6.


7.


8.


9.


10.



5-  Por que a água no vácuo a 10 ºC evapora mais rapidamente do que a 10 ºC e 1 atmosfera de pressão?

6-  Como se pode explicar o fato do volume do gelo ser ligeiramente maior do que o volume de igual massa de água líquida? E o vapor d’água por que ocupa um volume extremamente maior?

7-  Às vezes, nos dias frios ou chuvosos, o lado interno dos vidros dos carros, em que há alguém, fica embaçado. Por que isso acontece?

8-  Explique o que é um patamar, onde ocorre e por quê?

9-  Bolinhas de naftalina, ao serem colocadas em armários, com o decorrer do tempo diminuem de tamanho. Qual a causa desse comportamento?

10- Que fatores determinam a mudança de estado de uma substância?

11- Quais as diferenças entre evaporação e ebulição?

12- Normalmente, em dias quentes, uma pessoa transpira. Se o suor se evaporar, haverá absorção de calor da pele da pessoa e ela se sentirá melhor, apesar de elevada temperatura do meio ambiente. Baseado nesta informação, explique:

a)   Por que um clima quente e seco é mais agradável do que um clima quente e úmido?
b)  Por que, em um dia quente, liga-se o ventilador de uma sala para tornar o ambiente mais agradável?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



13-Classifique em físicos e químicos os fenômenos a seguir.

1.    Físico
2.    2. Químico

a. cozer alimentos
b. evaporar água
c. queimar madeira

A seqüência correta é
a)    1a - 1b - 1c

. b) 2a - 1b - 1c.

c) 1a - 2b - 2c. d) 2a - 1b - 2c.

14) Considere as seguintes situações:
I) Acetona derramada sobre a pele;
II) Fermentação da massa na fabricação de pães;
III) Cozimento de um ovo;
IV) Destilação fracionada do petróleo;
V) Dissolução de cloreto de sódio em água.

São fenômenos químicos:
a) II e III, somente.
b) I, II e V, somente.
c) I e III, somente.
d) I, II e IV, somente.
e) III e IV, somente.

15) Responda:

A)Quando os dentes trituram o alimento, ocorre um fenômeno físico ou químico?

b) Um vinho azeda quando parte do álcool se transforma em vinagre (ácido acético), que tem gosto ácido.O azedamento do vinho é um fenômeno físico ou químico?Por quê?

15. (FESP) Sejam os seguintes fenômenos: I. sublimação da naftalina, II. formação da ferrugem, III.queima do álcool comum, IV.fusão do gelo. São químicos:


a) todos
b) nenhum
c) somente II e III
d) somente I e III
e) somente II e IV

 

 

 

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