EXERCÍCIOS
1- Classifique os fenômenos em físicos ou químicos:
a) Secagem de uma roupa pendura no varal :_________________________________
b) Desaparecimento de bolinhas de naftalina colocadas em armários:____________________
c) produção do álcool a partir da cana-de-açúcar:________________________
d) produção do suco de tomate:__________________________
e) produção do vinho a partir das uva:__________________________
f) queima de um fósforo:__________________________
g) batida de carros:__________________________
h) produção da gasolina a partir do petróleo:__________________________
i) queima da gasolina:_________________________
j) produção de plásticos a partir do petróleo:_________________________
k) enferruja mento de um prego: ______________________________
l) fabricação de fios de cobre a partir de uma barra de cobre:____________________
m) fotossíntese realizadas pelas plantas__________________________
n) fabricação da coalhada a partir do leite:____________________________
o) decomposição da luz solar por um prisma:_________________________
p) açúcar ou sal de cozinha “desaparecem” quando colocados e agitados em pequena quantidade em determinado volume de água:___________________________
q) quando estamos com azia, geralmente tomamos sal de frutas dissolvido em água;_________________
r) queda da neve:__________________________
2- Coloque (V) ou (F)
( ) Os sólidos apresentam valor de energia cinética das partículas maior do que os líquidos.
( ) Os líquidos apresentam forma definida, pois os copos são todos iguais.
( ) As forças de atração entre as partículas de um sólido são bastante grandes.
( ) Se você tem um copo aberto (cheio de ar) dentro de uma sala, o volume ocupado pelo ar dentro do copo é igual ao volume do copo.
( ) Os líquidos, como os sólidos, apresentam volume definido.
( ) A forma de um sólido depende do recipiente que o contém.
( ) Os gases, como os líquidos, apresentam volume definido.
4- Dada a tabela abaixo:
Substância | Ponto de fusão (ºC) (medido a 1 atm) | Ponto de ebulição (ºC) (medido a 1 atm) |
1. éter etílico | -116 | 34 |
2. clorofórmio | -63 | 61 |
3. ciclobutano | -127 | -31 |
4. fenol | 43 | 183 |
5. platina | 1.728 | 3.825 |
6. cloro | -102 | -34 |
7. mercúrio | -39 | 357 |
8. oxigênio | -219 | -183 |
9. iodo | 114 | 184 |
10. enxofre | 115 | 445 |
Qual o estado físico (sólido, líquido ou gasoso) dessas substâncias à:
| Temperatura ambiente (20ºC) | Temperatura do Deserto Saara (50ºC) |
1. | | |
2. | | |
3. | | |
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7. | | |
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9. | | |
10. | | |
5- Por que a água no vácuo a 10 ºC evapora mais rapidamente do que a 10 ºC e 1 atmosfera de pressão?
6- Como se pode explicar o fato do volume do gelo ser ligeiramente maior do que o volume de igual massa de água líquida? E o vapor d’água por que ocupa um volume extremamente maior?
7- Às vezes, nos dias frios ou chuvosos, o lado interno dos vidros dos carros, em que há alguém, fica embaçado. Por que isso acontece?
8- Explique o que é um patamar, onde ocorre e por quê?
9- Bolinhas de naftalina, ao serem colocadas em armários, com o decorrer do tempo diminuem de tamanho. Qual a causa desse comportamento?
10- Que fatores determinam a mudança de estado de uma substância?
11- Quais as diferenças entre evaporação e ebulição?
12- Normalmente, em dias quentes, uma pessoa transpira. Se o suor se evaporar, haverá absorção de calor da pele da pessoa e ela se sentirá melhor, apesar de elevada temperatura do meio ambiente. Baseado nesta informação, explique:
a) Por que um clima quente e seco é mais agradável do que um clima quente e úmido?
b) Por que, em um dia quente, liga-se o ventilador de uma sala para tornar o ambiente mais agradável?
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13-Classifique em físicos e químicos os fenômenos a seguir.
1. Físico
2. 2. Químico
a. cozer alimentos
b. evaporar água
c. queimar madeira
A seqüência correta é
a) 1a - 1b - 1c
. b) 2a - 1b - 1c.
c) 1a - 2b - 2c. d) 2a - 1b - 2c.
14) Considere as seguintes situações:
I) Acetona derramada sobre a pele;
II) Fermentação da massa na fabricação de pães;
III) Cozimento de um ovo;
IV) Destilação fracionada do petróleo;
V) Dissolução de cloreto de sódio em água.
São fenômenos químicos:
a) II e III, somente.
b) I, II e V, somente.
c) I e III, somente.
d) I, II e IV, somente.
e) III e IV, somente.